Código da Praxe: Acompanhando Gerações
Com o início de um novo ano lectivo, começa também um novo ciclo praxístico. Oriunda da Universidade de Coimbra, a praxe académica difundiu-se ao longo de todo o país com o passar dos séculos e a Universidade do Minho não é exceção. Fazendo jus ao mote Dura Praxis, Sed Praxis, a Universidade do Minho possui um Código da Praxe próprio, livro que contém as regras da conduta praxística, o qual é seguido à risca pelos praxantes.
Ao folhear o Código da Praxe da Academia Minhota, encontra-se de imediato o objetivo primordial do livro: “A arte de bem Praxar, de bem Trajar e de bem agir dum soberbo membro da digníssima e mui distinta Universidade do Minho ou como se deverão processar os sagrados rituais da Praxe”. Assim sendo, a hierarquia dos membros da academia, a forma de trajar e aquilo que se pode ou não transportar quando se está trajada, são alguns dos pontos fulcrais que se podem encontrar no Código da Praxe.
Todos os anos, as regras da praxe são revistas e atualizadas, de modo a que o Código da Praxe se mantenha a par da mudança de mentalidades, sem que os valores da mesma se percam. Desta forma, este livro acompanha todos os estudantes pertencentes à comunidade praxística ao longo de todo o seu percurso académico.