Casaco de Cabedal - Uma moda sem moda

15-10-2012 00:33

 

    As pessoas modificam o seu estilo de acordo com modas, que podemos definir como hábitos efémeros adotados, em determinado momento, por um número significativo de pessoas.

    Quando de roupa se fala, as tendências são recicláveis. O casaco de ganga, as calças de cinta subida, os óculos de aviador ou as saias compridas, são apenas alguns exemplos de peças que voltaram a estar em voga décadas depois de terem sido moda.

    Lançam-se roupas de uso generalizado de estação em estação mas há aquelas que se impõem como intemporais, por exemplo, o casaco de cabedal - uma moda sem moda.

    Encontramo-lo nas mais variadas cores, mas predominam o castanho, o preto e o camel. Diferentes formas e feitios conferem-lhe modernidade apesar do passar do tempo e do permanente contacto que com ele temos.

 

    Na Universidade do Minho esta moda constante é encontrada em rapazes e raparigas, alunos com os mais diversos estilos. Tachas, golas em bico, bolsos no peito ou punhos marcados são algumas das aplicações que ligam estes casacos ao carácter de cada jovem.